Estatísticas de taxa de conversão de comércio eletrônico: saiba como alcançar o benchmark
Publicados: 2021-12-28Conhecer o benchmark da taxa de conversão de e-commerce é muito importante para empreendedores de e-commerce. Por quê? Vamos explicar.
Suponha que você esteja obtendo uma média de 1,5% de conversão com sua empresa e esteja satisfeito com a taxa sem saber que a taxa média de conversão de sua empresa é de 2,5%. E, mais ironicamente, você não está tomando nenhuma medida para melhorar sua taxa de conversão, enquanto existem hacks comprovados para aumentar a taxa.
A taxa média de conversão de comércio eletrônico é calculada principalmente com base no setor, região, produto e canal. Então, você precisa acompanhar a taxa de conversão do seu negócio de acordo com as mesmas métricas.
Vamos compartilhar todas as estatísticas de taxa de conversão de comércio eletrônico neste blog. Isso ajudará você a entender a tendência contínua de conversão de comércio eletrônico de sua empresa. Além disso, compartilharemos 7 dicas para aumentar sua taxa média de conversão de comércio eletrônico. Então, continue lendo este blog para tirar o máximo proveito dele.
Qual é a taxa média de conversão para o setor de comércio eletrônico

Antes de mostrar a taxa de conversão média do setor de comércio eletrônico, deixe-nos dizer como calculá-la-
Taxa de conversão de comércio eletrônico = número de transações na loja / número de visitas ao site x 100
Isso significa que se você tivesse 100 visitantes em seu site e 3 deles fizessem compras, você calcularia sua taxa de conversão de comércio eletrônico pegando o número total de pessoas que concluíram o checkout (3) e dividindo isso pelo número total de visitantes do site no mesmo tempo (100).
Nesse caso, sua taxa de conversão de comércio eletrônico é (3/100) x100 = 3%
A taxa de conversão média difere de setor para setor e de região para região (discutiremos isso mais adiante). No entanto, uma boa taxa de conversão para o setor de comércio eletrônico fica entre 1-4 por cento .
Se olharmos para o setor, diz Statista, a taxa média de conversão para lojas de comércio eletrônico nos EUA é de 2,06% no terceiro trimestre de 2020.
Esses dados continuam mudando a cada trimestre de um ano. Aqui está outro exemplo da taxa de conversão média para o setor de comércio eletrônico.
De acordo com os dados mais recentes, em julho de 2021, as taxas médias de conversão nas empresas de comércio eletrônico estavam em 1,81%.
Isso significa que se você está obtendo uma taxa de conversão de 1% a 4% da sua loja online, você está em uma boa posição. Como você sabe, quanto maior a taxa de conversão, melhor a proposta de valor do cliente e menor o custo de aquisição do cliente.
Estatísticas de taxa de conversão de comércio eletrônico por setor, canal, plataforma, país, dispositivo e muito mais

Agora você conhece a fórmula para calcular a taxa média de conversão de e-commerce para o seu negócio. Então, calcule o seu e compare-o com os dados que vamos compartilhar com você imediatamente.
Aqui, focaremos na taxa média de conversão de comércio eletrônico por setor, região, dispositivo, canal, país e plataforma, respectivamente.
Então, vamos começar com a taxa média de conversão de comércio eletrônico por setor.
1. Taxa de conversão de comércio eletrônico por setor
Ao elaborar metas e benchmarks internos, consultar os padrões de taxa de conversão específicos do setor pode ser altamente valioso, especialmente para avaliar o desempenho geral e geral de sua loja de comércio eletrônico.
Esses dados são de novembro de 2020 a novembro de 2021. E aqui nós os ordenamos de acordo com a taxa de crescimento. Isso significa que os produtos Arts and Crafts tiveram o maior crescimento neste período e, por outro lado, os produtos Baby and Child tiveram o menor crescimento.
Produtos | Taxa média de conversão (novembro de 2020 a novembro de 2021) | Crescimento |
---|---|---|
Artes e Ofícios | 4,04% - 5,08% | 25,63% |
Saúde e bem-estar | 3,97% - 4,5% | 13,44% |
Acessórios para casa e brindes | 2,47% - 2,80% | 13,38% |
Esportes e Recreação | 1,49% - 1,68% | 13,13% |
Comida e bebida | 2,37% - 2,58% | 8,52% |
Cozinha e eletrodomésticos | 3,03% - 3,11% | 2,70% |
Brinquedos, jogos e colecionáveis | N/A - 2,46% | 2,46% |
Clínica de cuidado de animais domésticos | 2,97% - 2,86% | -3,44% |
Automóveis e Motociclismo | 1,51% - 1,42% | -6,13% |
Moda, roupas e acessórios | 2,88% - 2,36% | -18,05% |
Equipamentos elétricos e comerciais | 1,85% - 1,43% | -22,43% |
Bebê e criança | 1,14% - 0,31% | -72,82% |
2. Taxa de conversão de comércio eletrônico por região
Dividimos toda a região em 4 segmentos. Existem os GB (Grã-Bretanha), EUA (Estados Unidos da América), EMEA (Europa, Oriente Médio, Ásia) e outros.
Os dados são coletados do 2º trimestre de 2020 ao 2º trimestre de 2021.
Região | 2020-Q2 | 2020-Q3 | 2020-Q4 | 2021-Q1 | 2021-Q2 |
---|---|---|---|---|---|
GB | 4,0% | 4,4% | 4,5% | 4,6% | 4,4% |
EUA | 3,1% | 2,9% | 3,1% | 2,7% | 2,8% |
EMEA | 2,0% | 1,8% | 2,2% | 2,1% | 2,1% |
Outros | 1,6% | 1,6% | 1,7% | 1,5% | 1,6% |
3. Taxa de conversão de comércio eletrônico por dispositivo
Já sabemos que a tendência de comprar produtos pelo celular está enlouquecendo nos últimos tempos. No entanto, os dados mostram que as pessoas ainda gostam de comprar produtos mais no Desktop seguido pelo Tablet e Mobile.
Os dados abrangeram a data do 1º trimestre de 2018 ao 2º trimestre de 2019.
Trimestre | Área de Trabalho | Móvel | Tábua |
---|---|---|---|
2019 – 1º trimestre | 4,04% | 1,88% | 3,54% |
2019 – 2º trimestre | 3,90% | 1,82% | 3,49% |
2018 – 1º trimestre | 3,85% | 1,85% | 3,49% |
2018 – 2º trimestre | 4,12% | 2,00% | 3,72% |
2018 – 3º trimestre | 4,26% | 2,03% | 3,84% |
2018 – 4º trimestre | 4,79% | 2,23% | 4,05% |
4. Taxa de conversão de comércio eletrônico por canal
Além das taxas de conversão do setor, região e setor, é importante separar as conversões com base na origem do tráfego. Esses números ajudam a definir metas específicas do canal, ao mesmo tempo em que ajudam a identificar as fontes de tráfego com melhor desempenho e mais promissoras.
De acordo com as estatísticas mais recentes coletadas de fontes estatísticas aclamadas do setor, o tráfego de referência é de longe o melhor desempenho, obtendo o máximo de conversões, seguido por e-mails e mídias sociais.
Canal | Taxa média de conversão |
---|---|
Orgânico | 2,1% |
Direto | 2,2% |
5,3% | |
0,9% | |
AdWords/Pago | 1,4% |
Social | 0,7% |
Referência | 5,4% |
5. Taxa de conversão de comércio eletrônico por país
A tendência de compra varia de país para país. A taxa de conversão que você esperaria dos EUA, por exemplo, será bem diferente da do Reino Unido. Essa diferença nas taxas de conversão é impulsionada por muitos fatores.
Aqui, selecionamos 9 países para mostrar a taxa média de conversão de comércio eletrônico correspondente a esses países.
País | Taxa média de conversão |
---|---|
Alemanha | 2,22% |
Estados Unidos | 1,96% |
Reino Unido | 1,88% |
Dinamarca | 1,80% |
Holanda | 1,78% |
Grécia | 1,44% |
França | 1,10% |
Índia | 1,10% |
Itália | 0,99% |
6. Taxa de conversão de comércio eletrônico por plataforma
Você precisa saber de onde está obtendo o máximo de sua conversão para otimizar sua campanha de acordo com seu público-alvo. Aqui coletamos dados para usuários de Android, Chrome, Linux, Macintosh, Windows e iOS.
O Windows tem o melhor desempenho quando se trata de taxas de conversão por plataforma. Notavelmente, o Linux tem apenas uma taxa de conversão de 0,02%. Como esperado, as taxas de conversão para sistemas operacionais móveis são menores do que para desktops.
Trimestre | Android | cromada | Linux | Macintosh | janelas | iOS |
---|---|---|---|---|---|---|
2019-Q1 | 2,1% | 2,4% | 0,3% | 2,9% | 4,1% | 1,9% |
2019-Q2 | 2,0% | 2,9% | 0,2% | 4,3% | 4,3% | 2,5% |
2019-Q3 | 2,8% | 3,0% | 0,1% | 3,9% | 3,4% | 2,0% |
2019-Q4 | 2,5% | 3,9% | 0,2% | 4,3% | 4,8% | 1,9% |
2020-Q1 | 1,8% | 2,9% | 0,1% | 3,8% | 4,9% | 1,8% |
Em qual taxa de conversão você deve se concentrar e como descobrir

Se você é iniciante, deve acompanhar a taxa de conversão por canais como Facebook, Twitter e Google AdWords.
A principal razão por trás do rastreamento dos dados dos canais sociais é que cada startup tem canais sociais dedicados para vender seus produtos. Portanto, se você tiver os dados sobre quanta receita está gerando em proporção a quanto dinheiro está gastando, isso o ajudará a lançar uma campanha de marketing melhor.
Antes disso, você precisa conhecer a taxa de conversão padrão do seu campo relacionado ao negócio.
Vamos supor que você tenha uma loja online onde vende equipamentos esportivos e sua localização seja a Alemanha. Além disso, você usa mídia paga para alcançar seus clientes, o que significa que sua origem de tráfego é o AdWords/Pago.
Qual é o procedimento para descobrir a taxa de conversão padrão relacionada à sua área de negócios? Simples, basta escolher os dados que correspondem ao seu negócio e combiná-los para entender a tendência atual do mercado do seu negócio.
Aqui, estamos dando um exemplo de como fazer isso:
Indústria | Região | Dispositivo | Canal | País |
---|---|---|---|---|
Esportes e Recreação | EMEA | Área de Trabalho | Pago | Alemanha |
1,68% | 2,1% | 3,90% | 1,4% | 2,22% |
Esta deve ser a taxa de conversão média do seu negócio. Agora compare com sua taxa de conversão para descobrir qual é a sua posição agora.
Se você não sabe como descobrir seus dados de taxa de conversão, mostraremos as maneiras de fazer isso logo após este segmento.
E se sua taxa de conversão média estiver abaixo do padrão, não entre em pânico. Porque preparamos uma lista de hacks comprovados para aumentar a taxa de conversão e a compartilharemos no final deste artigo.
Como acompanhar sua taxa de conversão de comércio eletrônico (Facebook, Twitter, Google AdWords e muito mais)

Você precisa saber como rastrear sua taxa de conversão de comércio eletrônico primeiro para obter a conversão desejada. A maneira mais conveniente de rastrear a conversão de lojas de comércio eletrônico com WordPress é usar um plugin WordPress relevante. Existem alguns plugins populares de rastreamento de conversões do WordPress.

Recomendamos o plugin WooCommerce Conversion Tracking. Este é um dos plugins de rastreamento de conversão mais populares para WordPress com mais de 60 mil instalações ativas. Usando este plugin, você terá alguns recursos incríveis, como,
- Dados comportamentais avançados do usuário
- Acompanhe todo o seu negócio WooCommerce
- Informações detalhadas de conversão para análise
- Crie campanhas de anúncios melhores
- Aumente o ROI de todos os investimentos em mídia paga
- Garanta um melhor redirecionamento do comprador para marketing futuro
Existe uma versão gratuita deste plugin também. Você pode usar a versão gratuita deste plugin para testá-lo em seu site.
O plugin WooCommerce Conversion Tracking ajuda você a rastrear as taxas de conversão de canais sociais. Vamos mostrar-lhe os procedimentos:
Acompanhe as taxas de conversão do Facebook

Com o WooCommerce Conversion Tracking for WordPress, você pode acompanhar vários eventos do Facebook, como:
- Adicionar ao carrinho
- Iniciar Check-out
- Comprar
- Registro completo
- Ver produto
- Ver categoria de produto
- Pesquisar produto
- Adicionar a lista de desejos
Clique aqui para obter o tutorial completo sobre como rastrear dados de conversão do Facebook.
Acompanhe as taxas de conversão do Twitter

Com o WooCommerce Conversion Tracking para WordPress, você pode acompanhar 3 eventos significativos do Twitter :
- Adicionar ao carrinho
- Comprar
- Cadastro
Clique aqui para obter o tutorial completo sobre como rastrear dados de conversão do Twitter.
Acompanhe as taxas de conversão do Google AdWords

Redirecione melhor seus visitantes e clientes na rede de anúncios do Google usando o plug-in WooCommerce Conversion Tracking. Envie dados do cliente diretamente para o servidor do Google Adwords da sua loja WooCommerce. Execute campanhas de anúncios melhores segmentando os usuários certos.
Clique aqui para obter o tutorial completo sobre como rastrear dados do Google AdWords.
Bônus: como aumentar a taxa de conversão de comércio eletrônico

Como você já sabe, a taxa média de conversão para comércio eletrônico é de 1,5% a 2%. No entanto, existem empresas de comércio eletrônico bem-sucedidas atingindo um aumento de 2x-5x acima da média.
Como eles fizeram isso? Magia? De jeito nenhum!
Eles estão seguindo os hacks mais recentes para aumentar a taxa de conversão do comércio eletrônico.
Nós apenas temos que abandonar as táticas mais antigas. Em vez disso, concentre-se em entender a psicologia de seus clientes e você venderá como um sonho.
E essa parte do nosso conteúdo é sobre os hacks que vão te ajudar a vender melhor.
1. Seja honesto com seu público
A maioria dos sites de comércio eletrônico de alta conversão simplificam suas mensagens e oferecem informações imparciais aos visitantes do site.
As pessoas confiam em empresas honestas e transparentes sobre suas ofertas. Os compradores compram com confiança quando sabem que terão uma resposta para suas perguntas.
Isso ajuda a reforçar a confiança do cliente. Os clientes compram com base na confiança.
Em um estudo recente, 81% dos consumidores disseram que comprariam de marcas em que confiam.
Portanto, ofereça aos seus potenciais compradores informações imparciais nas quais eles possam confiar. E também seja honesto sobre quem não deve usar seu produto. Você só precisa se concentrar em seus clientes-alvo.
Esse é um princípio frequentemente usado por sites de comércio eletrônico para aumentar sua taxa de conversão.
2. Obtenha a cópia da página do seu site com um especialista
A cópia do seu site é muito crucial para obter uma melhor taxa de conversão de comércio eletrônico. Como os compradores não podem tocar no produto e as fotos podem não transmitir detalhes, verifique se você tem a descrição certa para o produto certo.
Para fazer isso, você precisa obter sua cópia de um cara que tenha experiência neste campo. Porque ele conhece a personalidade dos compradores e seu ponto de dor. Como resultado, ele escreve cópias que podem transmitir rapidamente os benefícios do seu produto e abordar a pergunta de seus clientes “Por que devo comprar isso”.
Lembre-se de que você precisa ter cópias completas, mas não muito prolixas. Ele ajuda a dividir as informações em pontos de bala que são fáceis de ler. E para impulsionar seu SEO e direcionar mais tráfego para seu site, certifique-se de usar palavras-chave apropriadas para seus produtos.
Em última análise, não se esqueça de manter sua marca em mente. Certifique-se de que sua voz e tom sejam consistentes na cópia do seu site.
3. Ajude seu cliente em potencial a tomar decisões facilmente

Quando você tem visitantes em seu site, isso significa que eles estão procurando algo e você pode oferecer a solução desejada. Essa parte de atrair clientes em potencial para o seu site é feita pelo SEO. No entanto, depois de colocá-los a bordo, você deve ajudá-los a tomar decisões com facilidade e, finalmente, vender seus produtos para eles.
Para facilitar o trabalho deles na tomada de decisões, você pode oferecer recomendações personalizadas para os clientes, para que eles não precisem passar pela parte de tomada de decisão. Além disso, você pode reorganizar seus produtos em categorias relevantes e específicas para que os clientes possam escolher quais produtos desejam ver.
Outra dica que muitos dos proprietários de sites de comércio eletrônico bem-sucedidos fazem é criar guias de compras e gráficos de comparação que ajudam tremendamente os clientes a tomar decisões mais rapidamente.
Sempre tente não mostrar muitas opções em sua página de preços. Porque pode causar paralisia de escolha para seus clientes em potencial. Isso acaba levando à indecisão porque os compradores acham mais difícil decidir qual deles escolher. Reduzir escolhas ajuda em decisões mais rápidas.
4. Aproveite o Poder de Zero ou Gratuito
As pessoas encontram uma opção gratuita como uma escolha. Se houver a opção de comprar um único produto ou comprar um produto com brinde, a maioria dos clientes optará pela segunda opção.
A maioria dos clientes não encontra opções gratuitas, como frete grátis, como um serviço extra, mas sim como parte do produto que está comprando. Como é considerado uma necessidade, pagar extra não faz sentido.
O frete grátis é o principal fator de compra online, com 77% dos entrevistados escolhendo-o como a opção mais importante.
Não apenas isso, mas a entrega gratuita tornou-se tão comum que os compradores agora esperam isso e não a veem como um benefício adicional, tornando-a uma parte quase necessária de sua oferta.
O segundo driver de compra online é a devolução e troca gratuita.
“Nossa taxa de conversão passou de 1,1% para 1,9% quando começamos a oferecer entrega segurada gratuita e devoluções gratuitas sem multas”, diz Jeff da Moriarty's Gem Art.
Pode haver muitas razões pelas quais seus clientes podem pensar em trocar o produto. Portanto, torne mais fácil e gratuito ganhar sua credibilidade em relação ao seu negócio.
5. Pratique Upsells, Cross-sells e Downsells

Upselling, cross-selling e down-selling são as formas de aumentar seu Valor Médio de Pedido (AOV) e nutrir seus clientes hesitantes em direção à conversão ao mesmo tempo.
Se você não está claro sobre o que são upsell, cross-sell e down-sell, vamos descrevê-lo brevemente.
Um upsell ocorre quando um vendedor oferece a um cliente um produto mais avançado do que o que ele está planejando comprar.
Uma venda cruzada é quando uma empresa oferece a mesma categoria de produto como um produto ou serviço complementar a um cliente que planeja fazer ou já fez uma compra.
O down-sell acontece quando seus clientes estão ficando sem orçamento e você mostra a eles quase o mesmo produto com preço menor. Imagine que você está em um showroom de carros. Embora eles naturalmente queiram mostrar os melhores carros do lote primeiro, eles geralmente acabam mostrando os carros mais acessíveis quando percebem que os veículos sofisticados estão fora do seu orçamento.
Upselling, cross-selling e down-selling são hacks comprovados para aumentar sua taxa de conversão de comércio eletrônico. Então, pratique-o em seu site para tirar o máximo proveito dele.
6. Simplifique o processo de checkout
Outro truque simples, mas comprovado, é criar um processo de checkout o mais simples possível para obter uma taxa de conversão de comércio eletrônico mais alta. Ter um processo de checkout complicado pode causar uma perda destrutiva do cliente.
Aproximadamente 21% dos compradores abandonaram seus pedidos de comércio eletrônico porque o processo de checkout demorou muito ou foi muito complicado.
Além disso, 28% abandonaram o carrinho porque precisavam criar uma conta e 5% o abandonaram por causa de custos ocultos ou taxas de entrega apresentadas no processo de checkout.
Você pode habilitar o checkout de convidado para que os clientes possam comprar de você sem criar login no seu site.
Outra maneira de simplificar o processo de checkout é oferecer várias opções de pagamento.
Hoje em dia e especialmente no mundo do comércio eletrônico, existem muitas maneiras diferentes de os consumidores fazerem pagamentos. Você não precisa integrar todos eles em seu site. Dito isto, não aceitar PayPal ou Apple Pay, pelos padrões de hoje, pode ser um assassino absoluto.
7. Aproveite as vantagens da escassez e da urgência

As pessoas têm medo de perder. É natural ficar apreensivo quando o tempo está se esgotando. E como profissional de marketing, você precisa aproveitar esse sentimento do ser humano.
Cientificamente falando, urgência é um conceito baseado no tempo que nos leva a agir rapidamente.
Semelhante ao princípio da escassez, o medo de perder (FOMO) é um tipo de ansiedade social definida por “ um desejo de permanecer continuamente conectado com o que os outros estão fazendo ”.
Você pode criar facilmente a escassez e a urgência do seu produto ativando um cronômetro de contagem regressiva em sua página de destino.
De acordo com o Neuroscience Marketing, usar um cronômetro de contagem regressiva pode aumentar a urgência, levando a uma taxa de conversão mais significativa.
No entanto, fingir urgência ou escassez pode levar à desconfiança do cliente. Seu público geralmente pode dizer a diferença entre o que é real e falso. Portanto, não pratique se quiser obter uma alta taxa de conversão de comércio eletrônico.
Compare seu crescimento com estatísticas de taxa de conversão de comércio eletrônico e otimize os esforços de marketing
As estatísticas de taxa de conversão de comércio eletrônico mudam a cada ano. Isso não é algo constante. Mas isso não muda em uma grande margem. Mudá-lo em 0,5% significa muitas mudanças neste setor.
Portanto, não fique frustrado se sua taxa de conversão de comércio eletrônico não estiver subindo de 1% para 2% ou de 2% para 3%. Se sua taxa de conversão está aumentando em número fracionário, você deve ficar feliz com isso.
E mais importante, você deve continuar tentando melhorar a taxa de conversão média seguindo as dicas que compartilhamos neste blog.
Qual é a sua taxa média de conversão de comércio eletrônico? E como você melhora sua taxa de conversão? Você pode compartilhar suas estatísticas de conversão de comércio eletrônico conosco através da caixa de comentários abaixo.